Conheça um Sertão vivo e colorido nesta cativamente literatura de cordel
- Comunicação Edebê
- 16 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
O livro “Severina: a menina rica do sertão”, foi uma das obras selecionadas para o PNLD 2023.
“Ele ouviu a história
E falou, pensativo:
A seca é uma fábrica
De fazer fugitivo.
Todos migram pro sul,
É um tempo nocivo.
Trecho de "Severina: a menina rica do Sertão", escrito e ilustrado por Laerte Silvino (Editora Edebê - 2019)
A obra conta a história de Severina, uma menina que se perde dos pais enquanto estão fugindo da seca. Para reencontrar a família, ela enfrenta alguns obstáculos ao longo do caminho e aprende virtudes importantes, como coragem, paciência, fé e perseverança. As páginas ricamente ilustradas do livro nos convidam a visitar o Sertão e nos encantar com a verdadeira riqueza da menina Severina!
Escrito e ilustrado por Laerte Silvino, o livro apresenta para os leitores (infantis ou não) as mais diversas formas de riqueza do nosso país. Os valores familiares, a fé, a cultura e a força do povo nordestino são belamente homenageados nesta obra.
Larte Silvino explica como foi seu processo de criação da história:
Geralmente meus livros nascem com o texto antes de partir para as ilustrações. Mas com o Severina foi diferente. Severina nasceu primeiro em um desenho, este mesmo que está na capa do livro. Passei mais de um ano escrevendo e reescrevendo os versos deste cordel. Tudo o que a Severina vive foi surgindo aos poucos. Às vezes, faltava alguma rima, e eu passava dias matutando como fazer determinando verso. Porém, foi muito divertido criar o cordel em sextilhas heptassílabas (seis versos em cada estrofe com sete sílabas cada linha) que é a métrica mais comum na literatura do cordel.
Ele também explicou sobre seu processo criativo para as ilustrações:
Ilustrar os versos foi mais fácil. Já sabia o que queria para o Severina. Uma mistura de pintura, colagem e xilogravura era o que eu sonhava para estas páginas. Queria muita cor, pois o Sertão que conheci é, sim, colorido, porque, apesar de seco, árido e sem chuvas, tem um povo colorido e alegre. Espero que a Severina, a menina rica em virtudes, inspire crianças, em especial, as que vivem no Sertão, a incluir a esperança, a coragem, a paciência, a perseverança, a fé e o amor na vida delas.
Sobre o autor e ilustrador
Laerte Silvino é ilustrador, quadrinista e autor de livros infantis. Mora no Recife, em Pernambuco, terra de muita música, poesia e de uma vasta cultura popular. Traz consigo toda essa bagagem de riquezas de onde nasceu e tenta traduzi-las para seus desenhos e seus textos. Trabalhou como ilustrador na Folha de Pernambuco (PE) e no Diário de Natal (RN), e também como ilustrador e infografista do Diário de Pernambuco (PE). Além disso, faz ilustrações para várias editoras de livros infantis e para algumas revistas de circulação nacional.
Avalie essa obra e faça sua escolha para o PNLD 2023. Você terá acesso a uma amostra do livro e também do material do professor. Clique aqui e acesse.